segunda-feira, 27 de junho de 2011

Tecnologia empregada nas Usinas Hidrelétricas

Existem várias formas de implementação de sistemas de automação para usinas hidrelétricas. De acordo com a tecnologia empregada os sistemas podem ser classificados em:convencionais, numéricos e modernos.

Os sistemas convencionais são baseados em relés eletromecânicos (interruptores acionados eletricamente) e dispositivos analógicos. Eles utilizam painéis de controle com chaves mecânicas, instrumentos analógicos, luzes indicativas, entre outros.

Os sistemas numéricos são baseados em dispositivos digitais e em redes de comunicação de dados no nível de estação e de bay (área de água, na maior parte, cercada de terra).
Os
sistemas modernos têm a as características dos sistemas numéricos, usando hardware ao invés de equipamentos dedicados por função. Nas Usinas Hidrelétricas, a água do reservatório formado pelo fechamento da barragem é transportada por canais, túneis até a casa de força, onde passa por uma turbina hidráulica acoplada a um gerador, no qual a potência mecânica é transformada em potência elétrica; depois passa pela turbina, a água retorna ao leito natural do rio. A energia é conduzida por cabos até o transformador elevador, no qual sua voltagem é elevada para permitir a condução, pelas linhas de transmissão, até os centros consumidores, onde, por meio de transformadores , o nível da voltagem é elevado aos níveis indicados para utilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário